top of page
  • Foto do escritorCamila e Willan França

3 Benefícios da Pesquisa de Clima Organizacional

Você pousa aqui nesse artigo e logo vem a pergunta: “Mas o que é Clima Organizacional?”. Dúvida normal, pois, nem sempre quem já tem uma organização sabe.


Clima Organizacional é o que, de fato, o nome quer dizer: Clima da Organização (da Empresa). Mas por que investir dinheiro, tempo e/ou energia nesse tipo de pesquisa?...Vou lhe dar 3 ótimos motivos para isso. O último é excelente para aumentar os lucros 😉.


O primeiro motivo é ótimo: Entender e conhecer a sua equipe. Esse é o primeiro benefício que logo será percebido, pois, numa equipe de menos de 5 pessoas é fácil “conhecer” todas, mas se você tem 10...20...30 pessoas trabalhando na empresa, essa tarefa pode não ser tão simples assim. Com uma pesquisa de Clima Organizacional, você pode incluir perguntas que vão lhe dar dados sobre cada um, como por exemplo: “Quais os seus hobbies?”, “Quais atividades gostaria de fazer nos seus horários de descanso?”, dentre outras. Essas respostas de cunho pessoal (não invasiva, frise-se) revelam opiniões e desejos mais íntimos do entrevistado. Só lembrando, cuidado para não passar dos limites nas perguntas mais íntimas, ok? 😉


O segundo benefício deste tipo de pesquisa é coletar os problemas que estão ou podem, de alguma forma, atrapalhar nas relações entre os colaboradores da empresa, implicando numa produtividade abaixo da ideal na equipe, atraso nas atividades, enfim, vários outros problemas que uma equipe não muito entrosada pode causar.


Por fim, como prometido, um benefício que pode aumentar o lucro da empresa. O benefício é a redução no número de demissões, reduzindo, assim, os custos com essa ação e, com isso, aumentando o valor que “sobra” todo mês. A esse valor restante, chamamos de lucro. Com o conhecimento dos problemas da empresa e da equipe e o planejamento de ações que eliminarão estes problemas, a equipe tende a ficar mais satisfeita e isso traz outros tantos benefícios para a empresa, que falarei, quem sabe, em um próximo artigo...rsrsrsrs


Então tá...vou ficando por aqui. Espero ter contribuído um pouquinho mais no seu conhecimento sobre pesquisa, que é o objetivo desse Blog: Esclarecer e Produzir conteúdo de valor sobre esse tema, que pode ser empregado de várias formas e áreas (política, mercado, marketing, etc.).


Caso queira algum artigo sobre um tema específico, basta mandar no zap (79) 9 9601-7894 ou por e-mail: ifp.pesquisas@gmail.com que estará aqui no Blog com muita satisfação. Esse artigo, por exemplo, foi sugestão de um leitor.

20 visualizações0 comentário
bottom of page